Anomia quer dizer ausência de normas ou regras de organização. Uma sociedade anômica, em que o sentimento de desregramento é mais forte do que o de orientação com base em regras, corre riscos de desintegração.
O sociólogo alemão Ralf Dahrendorf, que acompanhou os terríveis anos nazistas de Berlim, escreveu em 1985 um livro chamado “A Lei e a Ordem”, onde traçou alguns paralelos entre a era que antecedeu o nazismo e a situação que os países desenvolvidos estavam vivendo nessa época.
O seu principal alerta era quanto ao caminho para a anomia, que costuma anteceder regimes totalitários. Afinal, os índices de criminalidade estavam em alta nesses países desenvolvidos, ameaçando a paz e a ordem dos cidadãos.
O conceito de anomia foi associado mais fortemente a Émile Durkheim, mas outros autores também utilizaram, cada qual dotando-o de um significado diferente.
Na obra do próprio Durkheim, o conceito de anomia não é empregado sempre da mesma maneira . Em A divisão do trabalho social ,Durkheim apresenta a noção de anomia associada ao sistema de divisão de trabalho que caracteriza as sociedades industriais. Já em O Suicídio, fundamenta a anomia em duas dicotomias: egoísmo-altruísmo e anomia-fatalismo. As pessoas serão tanto mais egoístas quanto mais suas ações forem pautadas pelo livre-arbítrio,e não por valores e normas coletivas ; e serão tanto mais altruístas quando o inverso for verdade. A anomia ocorrerá quando as ações dos indivíduos não forem mais reguladas por normas claras e coercitivas, e haverá fatalismo quando as normas limitarem ao extremo a autonomia do indivíduo para escolher meios e fins. Com isso Durkheim indica que a complexidade crescente dos sistemas sociais leva à individualização crescente dos membros da sociedade e a maior desregramento.
Créditos : Livro : tempos modernos,tempos de sociologia - Editora do Brasil
Exemplo
O sociólogo alemão Ralf Dahrendorf, que acompanhou os terríveis anos nazistas de Berlim, escreveu em 1985 um livro chamado “A Lei e a Ordem”, onde traçou alguns paralelos entre a era que antecedeu o nazismo e a situação que os países desenvolvidos estavam vivendo nessa época.
O seu principal alerta era quanto ao caminho para a anomia, que costuma anteceder regimes totalitários. Afinal, os índices de criminalidade estavam em alta nesses países desenvolvidos, ameaçando a paz e a ordem dos cidadãos.
Ralf Dahrendorf estava preocupado com a incidência da impunidade, cuja conseqüência é a anomia, “quando um número elevado e crescente de violações de normas torna-se conhecido e é relatado, mas não é punido”.
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